A Infraestruturas de Portugal (IP) associa-se à Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, tem como tema ‘Mobilidade com emissões zero para todos’. O tema reflete as metas ambiciosas de uma Europa neutra em carbono até 2050, conforme estabelecido pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu.
Apesar das diferentes condições climáticas, geográficas e socioeconómicas nas múltiplas áreas urbanas da Europa, podem ser tomadas medidas para promover um ambiente urbano neutro em carbono e inclusivo.
A IP contribui ativamente para a materialização desta estratégia europeia e, em particular, para o tema deste ano ‘Mobilidade com emissões zero para todos’, promovendo a transição energética, a intermodalidade, a mobilidade ativa e assumindo vários compromissos com a sociedade:
Transição energética
Destaca-se o Programa Ferrovia 2020, que visa a eletrificação de cerca de 80% da rede ferroviária, sublinhando as intervenções ao nível das Linhas do Minho, Douro, Oeste e Algarve.
De igual modo, o Sistema de Mobilidade do Mondego contribui para a implementação do serviço de MetroBus atrativo e competitivo, apelando à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões.
Intermodalidade
Promoção de parcerias com as câmaras municipais no sentido de potenciar a intermodalidade entre transportes públicos rodoviários e o comboio, nomeadamente a execução dos Terminais de Interface de Setúbal, Intermodal de Campanhã e promoção de parques de estacionamento junto às Estações Ferroviárias.
Mobilidade Ativa
Requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo, estritamente para deslocações não motorizadas, para a criação de 11 Ecopistas: Minho, Famalicão, Guimarães, Tâmega, Sabor, Dão, Vouga, Montado, Mora, Corgo, Montijo.
A IP disponibiliza parques de bicicletas em 130 estações da rede ferroviárias e promoveu a construção de ciclovias para compatibilização de modos de mobilidade ativa em infraestruturas rodoviárias, como é o caso na EN109, entre Estarreja e a Ponte da Varela.
Destaca-se ainda a representação da IP:
- Na rede de pontos focais criada pelo IMT para a implementação da “Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030” (ENMAC);
- No grupo de trabalho que tem o objetivo de desenvolver uma proposta de Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2020-2030 (ENMAP).
Compromissos
A IP aderiu a vários movimentos e agrupamentos de entidades externas que lideram algumas das estratégias de preservação do planeta e de combate às alterações climáticas, formalizando os seus compromissos nestas matérias junto de três iniciativas principais:
- Programa Business Ambition for 1.5ºC, lançado pelo United Nations Global Compact (2019);
- Plano de Mobilidade Corporativa da Cidade de Lisboa, lançado pela Câmara Municipal de Lisboa e World Business Council for Sustainable Development (2019);
- Lisboa Capital Verde Europeia 2020/Ação Climática Lisboa 2030, lançada pela Câmara Municipal de Lisboa (2020).
Veja o vídeo sobre a Semana Europeia da Mobilidade 2020.